Curso Pintura hidrográfica

wtp-water-transfer-printingA pintura é uma arte que envolve muitas pessoas, e muitas dessas pinturas estão presentes em automóveis, casas, telas, desenhos, decoração ou design. Mas quando nos referimos a pintura não podemos nos esquecer das técnicas de pinturas que são usadas.

Uma das técnicas de pinturas muito utilizada é a pintura a mão, onde a tinta é posta em uma recipiente e em seguida ela é sobreposta no objeto com a ajuda de um pincel ou um compressor.

A próxima técnica é muito conhecida por envelopar, isso quer dizer envolver o material com um adesivo peculiar modificado.

Entretanto diferentes técnicas têm surgido principalmente em países bem desenvolvidos como nos Estados Unidos, o que tem atraído à atenção de muitos seres humanos. Essa técnica muito famosa já chegou a território brasileiro e estar fazendo o maior sucesso, a tão famosa técnica é conhecida como WTP Water Transfer Printing ou Hydro Dipping, mas no Brasil ela é conhecida de outra forma, como pintura hidrográfica.

Para realizar esse tipo de pintura é preciso fazer uso de películas com a decoração, estampa ou a arte desejada que você pretenda colocar sobre o objeto escolhido, quando essa película é aplicada sobre a peça , a peça transfere a tinta na hora.

O material usado para produzir a pintura hidrográfica é dissolvido em água, porque antes de começar é preciso dissolver a película no líquido.

Apesar de ser uma técnica nova para os brasileiros, essa técnica é muito comum no exterior, é já é muito utilizada nos EUA.

Hoje é possível transformar várias peças com esse tipo de pintura, peças feitas com metal, fibra de vidro, cerâmica, plásticos, dentre outros.  Entretanto a pintura hidrográfica é mais utilizada para personalizar automóveis e tuning de veículos.

Mesmo que a pintura hidrográfica tenha chegada por pouco tempo no Brasil, ela vem conquistando o seu espaço sendo exclusiva no mercado. No presente é comum nos depararmos com vários carros, motos e outros objetos que possuem esse tipo de personalização.

A pintura hidrográfica é conhecida no exterior como WTP Water Transfer Printing ou Hydro Dipping, no entanto aqui no Brasil a pintura hidrográfica também é conhecida por outros nomes como pintura com água, impressão cubica, transferência de água e imagem, impressão por imersão, transferência de imagem, entre vários outros nomes.

Veja como fazer a pintura hidrográfica

water-transfer-printingA pintura hidrográfica é uma técnica moderna para pintar e customizar peças de carros e motos, e diversos outros acessórios. Esse tipo de pintura exige técnicas especiais, e se você deseja aprender como fazer pintura hidrográfica continue comigo que vou lhe apresentar algumas técnicas.

  1. Preparação da peça: Antes de iniciar o processo de pintura da peça escolhida, a mesma deve ser higienizada a fim de retirar todo pó ou qualquer outro resíduo que nela existir, além disso, essa limpeza também tem como objetivo retirar toda gordura existente sobre ela. Durante esse processo de limpeza a peça deve ser lixada para que a película tenha boa aderência quando entrar em contato com a peça.
  2. Acabamento antes da pintura: Após realizar a limpeza da peça a ser pintada, a mesma deve ser lixada e novamente higienizada para remover os resíduos da lixa na peça.
  3. Colocar a película na agua: Para trabalhar com a pintura hidrográfica de forma profissional, você deve ter um ambiente próprio para tal atividade e, além disso, um tanque próprio para realizar a pintura da peça, esse tanque deve estar cheio de água.

water-transfer-printing-como-fazerEm seguida você deve colocar a película dentro da água no tanque, é importante lembrar que se possível deixe uma sobra da película, em seguida aplique um adesivo ou fita nas bordas para evitar que água se movimente quando você for aplicar o ativador.

Na hora de colocar a película no tanque, tenha cuidado para evitar que se forme bolhas sobre a película, após imergir a película sobre  água, deixe ela sobre a agua por no mínimo 1 ou 2 minutos para completar sua ação.

  1. Aplicar o ativador: Depois de colocar a película sobre a água no tanque, faça a aplicação do ativador, não aplique grande quantidade do ativador, dê preferencia para realizar essa aplicação utilizando um pulverizador ou pistola.

A aplicação deve ser feita a uma distancia mínima de 20 cm da película, depois de aplicar o ativador aguarde no mínimo 5 segundos para depois imergir a peça para a pintura na água.

  1. Imergir a peça na água: Agora é hora de imergir a peça na água para realizar a pintura, na hora de realizar esse procedimento, incline a peça num angulo de 30º a 45º para facilitar a aderência da película na peça. Após imergir a peça retire o restante da película que ficou de sobra e depois retire a peça já customizada.
  1. Lavar a peça: Após imergir e retirar a peça do tanque já customizada faça uma breve lavagem na mesma a fim de retirar todos os resíduos de tinta que ainda ficou sobre a peça.

É importante ressaltar que se a pintura for realizada em peças de metal essa devera se lavada após a pintura com água com temperatura igual ou superior a 150ºC.

  1. Secagem e verniz: Após lavar a peça customizada, deixe a secar de forma natural ou em uma estufa, após a secagem da peça faça uma breve aplicação de verniz para proteger a pintura e para deixar a peça com um tom mais brilhante.

curso-water-transfer-printingA técnica de pintura hidrográfica pode ser aplicada em qualquer material exceto o isopor, no entanto qualquer material antes de ser submetido ao processo de pintura hidrográfica deve ser bem lixado, higienizados e preparados para passar pelo o processo de pintura.

A pintura hidrográfica tem o poder de transformar qualquer peça ou acessório em um objeto customizado com um visual mais moderno e bonito, além disso, todo o material que passa pelo o processo de pintura hidrográfica se torna mais resistente e a pintura mais duradoura.

Para facilitar seu conhecimento sobre essa nova técnica de pintura já esta disponível no mercado o curso de pintura hidrográfica, o valor médio é R$ 297 o curso é totalmente disponível em vídeo aulas de alta qualidade e você assisti-los em qualquer momento.

home

 

ilohost